sábado, 23 de julho de 2011

Lula da Silva culpa Alemanha pela crise na Europa
Ex-presidente do Brasil aponta o dedo ao centralismo alemão e diz que Europa e EUA têm falta de coragem política

O ex-presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, criticou esta sexta-feira a Alemanha por não fazer uma política monetária para evitar a crise nos países europeus.

«Você vê a Grécia quebrando, a Espanha quebrando, Portugal quebrando... porquê? Porque a Alemanha, que tem o poder de fazer política monetária na Zona do Euro, não faz, porque está preocupada apenas com a Alemanha», disse o ex-presidente, em entrevista à Rádio Jornal, de Recife.
Lula da Silva considerou que «há uma fragilidade de liderança no mundo hoje para tomar decisões». «A crise que está acontecendo na Europa e a crise que está acontecendo nos Estados Unidos, no fundo, é falta de coragem de tomar decisões políticas que tem que ser tomadas», afirmou o político brasileiro.
O ex-presidente disse que esses problemas mundiais o motivam a voltar a viajar mais e para voltar a fazer política, seis meses depois de deixar a Presidência do Brasil. Lula da Silva disse que já visitou 20 países neste ano e tem mais 23 viagens marcadas até Novembro. 
O antigo governante anunciou recentemente que retomará acções no Brasil, país que acredita que se tornará a «quinta economia mundial nos próximos anos».
Apesar da vasta agenda de compromissos, o ex-presidente, que completa 66 anos de idade este ano, disse que, «se tiver juízo», vai viver a vida com mais tranquilidade. «O tempo que eu tenho para frente é muito menor do que o tempo que já vivi», considerou, mas disse que não sabe viver «sem fazer política».


Publicado em
22JULHO2011


Sem comentários:

Enviar um comentário