quarta-feira, 3 de agosto de 2011

PALAVRAS DE ÁLVARO CUNHAL


PALAVRAS PROFERIDAS NO XV CONGRESSO DO PCP
EM 7 NOVEMBRO 1996
Temos consciência de que a luta dos trabalhadores e do povo de Portugal, a luta dos povos de todo o mundo defrontam neste findar do século XX gravíssimos problemas, uma situação complexa e um difícil e acidentado caminho.



Em Portugal a situação que se atravessa não só é particularmente grave como poderá ter desenvolvimentos ainda mais graves, se o povo português não puser fim à política de direita prosseguida pelo Governo do PS e não impedir os novos atentados que PS e PSD em conjunto preparam contra o povo, contra o país, contra a democracia, contra os interesses nacionais.






Um e outro (acompanhados do CDS)* estão ao serviço dos grandes grupos económicos. Um e outro defendem a liquidação de direitos vitais dos trabalhadores. Um e outro fomentam a acumulação de riqueza para uns e o alastramento do desemprego e da miséria. Um e outro são responsáveis pela destruição da nossa agricultura, da nossa indústria, das nossas pescas. Um e outro defendem a irresponsável corrida para a Moeda Única que, longe de evitar a marginalização de Portugal, agravará ainda mais a posição de Portugal como país periférico, marginalizado, submetido e submisso às imposições da União Europeia e dos Estados Unidos. *acrescentado por iniciativa do blogue”

E, porque são cúmplices na política, são também cúmplices na protecção recíproca dos abusos, das ilegalidades, da corrupção nas mais altas esferas do poder procurando como se viu há pouco paralisar e desautorizar o Ministério Público, os Tribunais, e a sua independência.

Sem comentários:

Enviar um comentário