terça-feira, 9 de agosto de 2011

CHEGOU A HORA DE MUDAR

É HORA DE MUDANÇA!
A época actual da humanidade padece de um retrocesso civilizacional sem precedentes. Os povos do mundo estão a braços com dilemas profundamente atrozes como a pulverização da pobreza, da fome, do desemprego e da rapina agressiva do imperialismo das riquezas dos povos e dos países.
Alguns dados recolhidos demonstram a brutalidade e as catacumbas dos tempos actuais em que a humanidade está mergulhada:

Más de 29.000 crianças morreram  na Somália em apenas três meses
Na Somália, após mais de duas décadas de guerra civil e com  a situação de fome já declarada em cinco das suas províncias, o país Africano enfrenta uma catástrofe demográfica sem precedentes. Estimativas do Centro de Controle e Prevenção de Doenças do EUA, mais de 29.000 crianças menores de cinco anos morreram nos últimos 90 dias. Da mesma forma, desde Janeiro, pelo menos 300.000 pessoas fugiram do país para escapar à seca e aos enfrentamentos armados. “Publicado em Cubadebate 5Ago2011”



Sabe o que é o capitalismo
ATILIO A. BORÓN

O capitalismo tem legiões de apologistas. Muitos o fazem de boa fé, produto da sua ignorância e pelo fato de que, como disse Marx, o sistema ser opaco e a sua natureza exploradora e predatória não ser evidente ante os olhos de mulheres e homens. Outros o defendem porque são os seus principais beneficiários e acumulam grandes fortunas graças às suas injustiças e desigualdades. Há outros (“gurus” financeiros, “opinólogos”, “jornalistas especializados”, académicos “bempensantes” e os diversos expoentes do “pensamento único”), que sabem perfeitamente os custos sociais em termos de degradação ambiental e humana imposta pelo sistema. Mas eles são muito bem pagos para enganar as pessoas e continuar a trabalhar incansavelmente.

Aqui estão alguns dados (e as suas respectivas fontes) recentemente sistematizados pelo CROP, o Programa de Estudos Internacionais Comparativos sobre a Pobreza, radicado na Universidade de Bergen, Noruega. O CROP está fazendo um grande esforço a partir de uma perspectiva crítica, para combater o discurso oficial sobre a pobreza elaborado há  mais de 30 anos pelo Banco Mundial e reproduzido incansavelmente pela grande imprensa, autoridades governamentais, académicos e "especialistas" vários .

População mundial: 6 800 milhões, dos quais:
• 1 020 milhões estão cronicamente desnutridas (FAO, 2009)
• 2 000 milhões não têm acesso a medicamentos (www.fic.nih.gov)
· 884 milhões não têm acesso a água potável (OMS / UNICEF 2008)
· 924 000 000 "sem-abrigo" ou em habitações precárias (UN Habitat 2003)
• 1 600 milhões não têm electricidade (Habitat da ONU, "Urban Energia")
• 2 500 milhões sem esgotos ou sistemas de esgotos (OMS / UNICEF 2008)
· 774 milhões de adultos são analfabetos (www.uis.unesco.org)
• 18 milhões de mortes por ano devido à pobreza, a maioria são crianças menores de 5 anos. (OMS)
· 218 milhões de crianças entre 5 e 17 anos, muitas vezes trabalhando em condições de escravidão e na perigosa ou humilhante como servos (OIT: Eliminação do Trabalho Infantil: Within Reach, 2006)
• Entre 1988 e 2002, os mais pobres 25% da população mundial reduziu a sua participação na receita mundial a partir de 1,16% para 0,92%, enquanto os opulentos 10% mais ricos acrescentaram as suas fortunas passando a dispor de 64,7-71,1% da riqueza mundial. O enriquecimento de uns poucos tem como reverso o empobrecimento de muitos.
• Apenas  6,4%  do aumento da riqueza dos mais ricos seria suficiente para dobrar as receitas de 70% da população mundial, salvando inúmeras vidas e reduzir as dificuldades e os sofrimentos dos pobres. Vamos ser claros: tal coisa seria alcançada se eles pudessem redistribuir o enriquecimento adicional produzido entre 1988 e 2002 dos 10% mais ricos do mundo, deixando intactas as suas fortunas ultrajantes. Mas, mesmo algo tão básico como isto não é aceitável para as classes dominantes do capitalismo global.

Conclusão: se você não lutar contra a pobreza (ou falar para a erradicar debaixo do capitalismo!) É porque o sistema segue uma lógica implacável centrado na obtenção de um lucro, que concentra a riqueza e aumenta constantemente a pobreza e a desigualdade económica -social.
Depois de cinco séculos de existência é isto que o capitalismo tem para oferecer. Que esperamos para mudar o sistema? Se a humanidade tem um futuro, será claramente socialista. Com o capitalismo, no entanto, não há futuro para ninguém. Nem os ricos nem os pobres. A sentença de Friedrich Engels, Rosa Luxemburgo "socialismo ou barbárie" é hoje mais actual e vigente do que nunca. “Publicado por Granma em 9Ago2011”





114.500 milhões é o número que representa a dívida dos EUA no passivo a descoberto. Embora seja de fato um grande número, é difícil visualizar o tamanho da dívida por que passa actualmente os Estados Unidos.
É por isso que a página usdebt.kleptocracy.us, faz um trabalho interessante, explicando graficamente os grandes volumes que são manejados no mundo financeiro – em especial da dívida.Depois de ver estes exemplos tão didácticos, não ficará  a menor das dúvidas o quão sério é o problema.

Pegando numa frase postada no Facebook ‎"O nosso problema é que queremos que tudo dure para sempre, quando a essência da vida é a mudança!"Para estancar a degradação civilizacional é mais que hora de lutarmos para a mudança do sistema de sociedade neoliberal que está a afundar a humanidade para o abismo do desumano. A crise sistémica do capitalismo só terá fim se os povos do mundo disserem, basta já, aos senhores da ditadura do poder económico e financeiro, de  se apoderarem das riquezas que pertencem ao povo. E começar a construir a mudança para uma vida melhor. 



Sem comentários:

Enviar um comentário