quinta-feira, 15 de setembro de 2011

SOLTAS NA PONTA DA BOTA!



SOLTAS NA PONTA DA BOTA!


Em Santiago de Cuba aplicam vacina contra cancro do pulmão
LILIETH DOMÍNGUEZ QUEVEDO
Cerca de 30 pacientes que sofrem de câncer de pulmão em Santiago de Cuba, são tratados com a vacina terapêutica CimaVax-EGF, imunógeno que favorece a qualidade de vida e sobrevivência para esta doença.

O Dr. Francisco Pereira, responsável da Unidade Provincial de Câncer, disse à AIN que este produto de origem nacional é administrado, mediante um protocolo de ensaio clínico, em pessoas com tumores do pulmão de células não pequenas
Desde 2006, começou a aplicar-se o tratamento no Hospital Provincial Saturnino Lora, e se espalhou às áreas de saúde a partir de Fevereiro deste ano.

Segundo avaliou o oncologista, embora prossiga a fase de testes e faltando ainda os resultados finais verificam-se melhorias importantes no estado geral e na sobrevida global preservada e melhorada dos pacientes tratados, em comparação com aqueles que não receberam a dose.

Tendo referido que esse mal de elevada prevalência no território, ocupa o primeiro lugar entre as principais causas de morte em 2010, cobrando a vida de 400 pessoas, mais de 90 por cento das quais foram relacionadas ao tabagismo activo ou passivo .

Quando se fuma um cigarro, ela libera monóxido de carbono convertido em fumo, que em 10 segundos está no nível do cérebro, passa para o sangue e compete na hemoglobina com o oxigénio, intoxicando-nos, algo cientificamente comprovado, explicou Perera.

Desenvolvido pelo Centro de Imunologia Molecular e de comprovada eficácia, o imunógeno CimaVax-EGF é o único registrado no mundo para este tipo de malignidade, de acordo com a AIN disse Pedro Pablo Guerra, do Centro Nacional de Coordenação de Estudos Clínicos.

O investigador destacou que se estende às pessoas com câncer avançado do pulmão em estádios três e quatro, que não tiveram resposta ao tratamento oncológico específico e recebem os cuidados paliativos na sua área de saúde

Segundo sublinhou Guerra, os especialistas medem a segurança e eficácia, através do estudo de eventos adversos e variáveis, como a qualidade de sobrevivência, de vida e estado nutricional.

De acordo com dados publicados pelo jornal website Sierra Maestra, 179 pessoas morreram na província de Santiago de Cuba por câncer de pulmão no primeiro semestre deste ano.


Cuba desenvolve pesquisas para transplantes de intestino
Barbara Vasallo Vasallo
Cuba desenvolve pesquisas para transplantes de intestino, a cirurgia de muito alto nível no mundo, explicaram os especialistas durante o VI Congresso da Sociedade Iberolatinoamericano de Cirurgia (SILAC), que acolhe o balneário de Varadero, na cidade de Matanzas.

O doutor cubano Dr. Lázaro Yera, presidente da SILAC, disse à AIN que se trata de uma operação delicada, porque os pacientes requerem de alimentação parenteral total (líquidos administrados por via intravenosa e nutrientes), que é removido quando eles podem absorver-se por si mesmos.

A técnica se realiza desde finais da passada década dos anos 80 em países industrializados, e os cálculos estatísticos dão conta que cada vez mais aumentam as taxas de sobrevivência, embora seja uma cirurgia muito custosa no mundo e acessível somente a pessoas de solvência económica alta, referiu.

Um dos problemas mais comuns são os indivíduos que chegam com traumas por acidente, perdem parte do intestino, o que impede a absorção adequada dos alimentos, e da vida, disse o médico.

A conferência "a cirurgia no intestino curto", do professor Joseph A. Montes Rodríguez, da Universidade Autónoma de Madrid, Espanha, abriu o evento e facilitou o intercâmbio científico sobre o tema, muito actual, dado o número de pessoas que necessitam deste procedimento.

Yera calificou o Professor Rodriguez Montes como um dos mais proeminentes estudiosos na Europa neste procedimento cirúrgico do intestino curto, o qual se prática na clínica humana em três formas: no intestino isolado,  transplante combinado de fígado intestino e transplante multi visceral.

Um site digital da Universidade Autónoma de Madrid explica que a sobrevivência imediata ao procedimento é superior a 80 por cento dos casos, e uma grande proporção de sobreviventes conseguem a autonomia digestiva completa e desempenham actividades adequadas à sua idade.

O Sexto Congresso da SILAC decorre de quarta-feira até sábado, no complexo Kawama,evento em que mais de uma centena de especialistas de Espanha, Portugal, México, Equador, Venezuela, República Dominicana e Cuba debatem em palestras, conferências e posteres .


PUBLICADO EM


Sem comentários:

Enviar um comentário