domingo, 19 de junho de 2011

LAMENTO GELADO E DORIDO

 A NATUREZA, BASE DA VIDA
O nosso rio corre pelas suas margens num lamento gelado e dorido pela agressão desenfreada á natureza, o seu entorno é assim como uma paisagem mesclada de nuvens negras contaminadas. Visualiza-se o leito do rio e logo é espelhada na nossa mirada o efeito desolador de um “torpedo” de mato verde encalhado, e pelo flutuar na sua corrente de plantas daninhas, que roubam a pureza da cristalinidade das águas.
Mira-se mais além e deparamos com uma cratera enorme nos montes, donde são extraídas as riquezas da natureza, depois deixada ao abandono, não cuidando da sua saúde ambiental com a reflorestação da zona e a reposição do equilíbrio do meio ambiente fundamental para a sobrevivência do ser humano.
A paisagem ribeirinha tem recantos bonitinhos de verdura sempre harmoniosa para a visão panorâmica, mas no centro da sua artéria é assim como aquela personagem que bastava lavar só um pé, porque o outro remediava! Quando não se cuida da higiene completa do rio a natureza sofre, padece e adoece.
A largura do seu habitat está transformada num terrado  desertificado sem qualquer motivo atraente e digno do seu historial, aonde o manto das suas areias finas e cristalinas adornavam as suas águas e davam beleza aos pés que as pisavam nos veraneios dos verãos. Está como aquela outra “mulher trás-me umas meias daquelas que o cães não gostem?”. Pois é, quem pisar aquele terrado com o pé descalço está sujeito a não poder vestir meias antes de lavar os pés.
A natureza, base da vida, tem sido vertiginosamente destruída, através da contaminação e degradação dos ecossistemas, num ritmo acelerado, é necessário e urgente reduzir o impacto ambiental para a obtenção de um desenvolvimento ecologicamente equilibrado para todo o planeta. O nosso rio necessita de uma urgentíssima e acelerada intervenção de purificação e tratamento de todo o ecossistema que o rodeia para bem da humanidade e do bem estar do meio ambiental em Ponte de Lima. 

Sem comentários:

Enviar um comentário