quinta-feira, 30 de junho de 2011

MISTÉRIOS DOS CRESPÚCULOS

OS CRESPÚCULOS DAS NOITES


É de noite que se destapa o brilho do dia das estrelas. Em ocasos temporais, o luar da lua namoradeira se desnuda, astro de romantismo dos corações apaixonados, principio e clarão de mistérios dos crespúculos recorridos até ao amanhecer, aonde  se controem  os sonhos enigmáticos do encanto do escuro, magia  espelhada  das noites longas e românticas.
Com o pôr do Sol vem lá do horizonte a beleza do azul do dia e o escuro da noite, instantes reflectidos no cinematógrafo da sétima arte projectada pela máquina dos sonhos nas películas filmicas de Fred Astaire em bailados de paixão como pinturas de amor. É o lusco-fusco da folia nas romarias no emaranhado de horizontes de encontros, desencontros, cantares, danças e cachoeiras de fogo de artifício em cupidos amorosos. É o nascer da esperança do dia de um mundo melhor de paz e dignidade plena para o ser humano, na alvorada do Sol a nascer, estrela de todos para todos, soprado em ventos de navegação da felicidade desejada, como a luminosidade reflectida pela Lua ao ser iluminada pelo Sol.

A noite da escuridão estende o lençol da frialdade maligna deste modelo de sociedade mal parida, monstruosidade do atirar para o relento das estrelas a ceú aberto o nosso semelhante que não tem a luz de um lar como abrigo de todos os dias, de tirar o direito ao trabalho com direitos, dignidade do ser humano, de espalhar a fome e a miséria que atrofia o crescer do direito humano das crianças a brincar, a ir á escola, viver o mundo da fantasia para mais tarde serem os homens e as mulheres do mundo novo, estrelas brilhantes dos sonhos da utopia da sociedade justa e verdadeira.

O crespúculo das noites brancas, fenómeno espetacular da natureza, berço das noites claras, mostra do mundo belo! É a magnitude do desfrutar de uma atmosfera de sonho, é um sentimento de emoções de surpresa pelo desconhecido e da bondade de ternura da natureza ao brindar a magistral sensação do dia sem fim. É o solitário contemplar do magistral Hermitage acariciado nas suas fabulosas obras de arte. É como o privilégio cultural de assistir a uma obra de ballet no fabuloso Teatro Bolshoi ou como fazer uma incursão em visita ao nosso e majestoso Palácio de Queluz.
Os crespúculos dos sonhos da utopia de viver a vida, são os instantes em que o nosso horizonte de lutar por um outro tipo de sociedade nova, navegam na coroa solar da esperança que a sociedade de todos para todos é o caminho da órbita universal da humanidade,dos hulmides e para os humildes do Planeta Terra.
    

Sem comentários:

Enviar um comentário