sexta-feira, 22 de junho de 2012

Mais de 638 mil trabalhadores da Função Pública ficam sem subsídio de férias - Frente Comum


Mais de 638 mil trabalhadores da Função Pública ficam sem subsídio de férias - Frente Comum
Lisboa, 22 jun (Lusa) - A suspensão do subsídio de férias a mais de 638 mil funcionários públicos permite ao Governo uma poupança aproximada de 900 mi...
Mais de 638 mil trabalhadores da Função Pública ficam sem subsídio de férias - Frente Comum
Lisboa, 22 jun (Lusa) - A suspensão do subsídio de férias a mais de 638 mil funcionários públicos permite ao Governo uma poupança aproximada de 900 milhões de euros, de acordo com os números divulgados pela Frente Comum dos Sindicatos da Função Pública.
A coordenadora do sindicato, Ana Avoila, disse à Lusa que 366.968 funcionários públicos não receberam o 13º mês, uma vez que os salários que auferem são iguais ou superiores a 1.100 euros. Já o número de trabalhadores que auferem menos de 1.100 euros é de 272 mil.
Somando o número de funcionários, são 638.968 aqueles que apenas receberam ou uma pequena parte do subsídio, ou que nada receberam, permitindo ao Executivo poupar quase 900 milhões de euros este ano.
Já com o corte dos dois subsídios - de férias e de Natal - o Governo deverá poupar 1.625 milhões de euros, de acordo com a sindicalista.
"Queremos questionar o Governo sobre o que vai fazer a estes 900 milhões de euros que poupou nos subsídios", declarou Ana Avoila, acrescentando: "Vai criar emprego, aumentar pensões, aumentar os abonos de família?".
De acordo com a dirigente sindical, "os anos que se seguem são, porventura, anos muito complicados" e "tirar aos trabalhadores para dar aos bancos não é solução para ninguém e muito menos para a classe que produz, que são os trabalhadores".
Os funcionários públicos que, entre quarta-feira e hoje, receberem o salário correspondente ao mês de junho não verão depositados nas respetivas contas bancárias os subsídios de férias, uma suspensão decidida pelo Governo de Passos Coelho e justificada pelas dificuldades económicas que o país enfrenta.
Assim, apenas os funcionários que recebam um salário inferior ou equivalente a 600 euros receberão o subsídio na íntegra. Já os que auferem um salário entre 610 euros e 1.090 euros receberão apenas uma parte do subsídio de férias, ao passo que os funcionários públicos que ganham 1.100 euros por mês, ou acima, terão um corte total no subsídio.
SMS
Lusa/Fim




Sem comentários:

Enviar um comentário