terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Registram em Cuba vacina para câncer de pulmão Racotumomab

Registram em Cuba vacina para câncer de pulmão Racotumomab





  
Havana, 1 Jan (PL) A vacina para o tratamento de câncer de pulmão foi registrada em Cuba Racotumomab que irá beneficiar pacientes que sofrem deste mal.
Os ensaios clínicos realizados em 2012, em 86 países, mostram que o medicamento aumenta a vida de pessoas com câncer pulmonar de células não-pequenas, indicaram especialistas do Centro de Imunologia Molecular, donde se desenvolveu este produto.

 Racotumomab leva a um aumento da apoptose (morte) de células tumorais e a uma vascularização reduzida de câncer, explicaram os cientistas. 

Não se pode afirmar que esta vacina representa a cura da doença, mas sim aumenta a esperança e a qualidade de vida através da redução do tumor, assinalaram à Agência Nacional de Informação (AIN).

Segundo os investigadores, quando o carcinoma não se estende por um longo período e o paciente se encontra numa fase estável da sua doença pode viver por muito tempo.

 Racotumomab é a segunda vacina contra o câncer de pulmão desenvolvida pelo Centro de Imunologia Molecular depois de Cimavax EGF. 

A certificação para o seu registro pelo Centro para o Controle Estatal da Qualidade dos Medicamentos da Ilha ocorreu há apenas uma semana, por isso espera-se a utilização imediata deste produto nas policlínicas. 

De forma paralela ao seu registro em Cuba, Racotumomab foi apresentado na Argentina para posterior exportação para aquele país sul-americano. 


O câncer de pulmão é o segundo em incidência em Cuba e o primeiro em mortalidade.

Se estimada que umas cinco mil pessoas padecem da enfermidade em estado avançado.

Otf / mor

Publicado em:

Sem comentários:

Enviar um comentário