sexta-feira, 14 de março de 2014

Vocabulário doentio para a democracia

Vocabulário doentio para a democracia

Tarquínio Vieira
14Março2014

A 40 anos do 25 de Abril de 1974 e a 38 anos do Poder Local Democrático é altamente doentio para a democracia e para a saúde civilizacional de um País e de um Povo deparar com o conteúdo da entrevista de um autarca com grandes responsabilidades (Vice Presidente) no município de Ponte de Lima, como a recentemente dada a um órgão de comunicação social local.

Quando intelectualmente a inteligência política foge para a linguagem da arruaça, do desrespeito pelos munícipes e para a arrogância do pedantismo político, a democracia é ultrajada e o poder local democrático é rebaixado ao nível do vírus antidemocrático do caciquismo.

A conduta imaculada é saber com humildade respeitar os munícipes em todas as vertentes da cidadania e não recorrer ao palavreado do politicamente arrogante com pretensões de rotular os cidadãos e as cidadãs pontelimenses de não saberem comportar-se em aspectos da sua vida quotidiana.


Como munícipe limiano fiquei arrepiado por tanto e muitíssimo vocabulário politicamente caciqueiro, acompanhado de historietas oportunistas e habilidosas para se chegar ao poder. Assim o poder local não é dignificado e a democracia é ameaçada por comportamentos contrários ao espirito do 25 de Abril que restituiu ao povo português a dignidade de ter direito a viver a plenitude da liberdade e da democracia sem mais nunca imperarem os tiques bafientos da longa noite fascista de tão má memória.


Sem comentários:

Enviar um comentário