quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Produtos biotecnológicos cubanos em 50 países


Produtos biotecnológicos cubanos em 50 países

Os desenvolvidos para o tratamento de câncer são aplicados em 25 países

Mayte Maria Jimenez 
mayte@juventudrebelde.cu 

18 de Dezembro de 2012 22:11:11 CDT

Os produtos da indústria de biotecnologia cubana aplicam-se ou estão em fase de ensaios clínicos ou de registo, em 50 países, e parte deles os desenvolvidos para o tratamento do câncer são aplicados em mais de 25 países e em 12 realizam-se ensaios clínicos, disse o Dr. Agustin Lage, director do Centro de Imunologia Molecular, durante a recente Convenção Internacional de Saúde.

Segundo explicou, actualmente estes produtos são desenvolvidos para 11 espécies da doença, especialmente do cancro do pulmão, cabeça e pescoço, do esófago, do cérebro, do colo do útero e pâncreas.

Em alguns casos os produtos já têm registos. Para o câncer de próstata o País tem uma vacina experimental criada pelo Centro de Engenharia Genética e Biotecnologia (ICGEB), enquanto no Centro de Imunologia se desenvolve outra para o câncer de próstata, precisou.

 Assinalou que este centro desenvolve actualmente 25 projectos de investigação. Mas o impacto da biotecnologia cubana no controlo do cancro não se limita só a produtos terapêuticos, mas que impulsa estratégias para a prevenção e o diagnóstico, como no caso da vacina da hepatite B e nos sistemas de diagnóstico para o cancro da próstata, colo do útero e cólon.

Referiu que já se está ampliando o uso da vacina para o câncer de pulmão, a nível primário, em 65 clínicas no país, e se prevê aumentá-lo.

O Centro de Imunologia Molecular tem como principal missão obter e produzir novos biofármacos destinados ao tratamento do câncer e outras doenças crónicas não-transmissíveis e introduzi-los no domínio da saúde pública do país. Também procura fazer a actividade científica e produtiva economicamente sustentável e realizar receitas importantes para a economia nacional.

Publicado em:




Sem comentários:

Enviar um comentário